segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Oktoberfest/ Marzen o retorno

Olá amigos e amigas,

     Estamos voltando a postar as nossas aventuras com o nosso hobby, após um tempo sem publicações, tentamos caprichar no preparo de uma Oktoberfest/Marzen, utilizando novo fermento, equipamentos, lúpulos e sanitizante.
     Durante o preparo da nossa cerveja estamos experimentando o uso do Iodofor, durante o preparo se mostrou mais fácil no preparo e também mais rápido para uso, pena que pode manchar os baldes, roupa e etc, mas pelo que usamos até agora vale a pena.


   
Sanitizando as tampinhas com o iodofor para engarrafar a Pale Ale.


Montamos uma receita de Oktoberfest/Marzen, uma lager tipo: EUROPEAN AMBER LAGER

    Vamos a nossa receita, ela foi montada usando:
    - 3,50 Kg Pilsner
    - 0,50 Kg Munich
    - 0,50 Kg Vienna
    - 0,30 Kg Cara-Pils/Dextrina
    - 0,20 Kg Caramunich
  
    Vamos experimentar o uso de um lúpulo, diferente para nós, mais aromático que é o Tettnang

    - 25 gr de Tradition a 60 minutos
    - 20 gr de Tettnang a 10 minutos

    Para o fermento, vamos inovar um pouco e estamos testando o Oktoberfest/MArzen da Wyeast Laboratories, este vem em uma embalagem com um ativador interno, que deve ser acionado no momento do preparo do mosto.


Fermento utilizado
    No uso retiramos o fermento e seguimos os passos para efetuar a ativação, o saco deveria inchar, mas não ocorreu conforme esperavamos, mas mesmo assim colocamos o fermento dentro do mosto, o resultado foi que após 20 horas é que verificamos o início da fermentação a 21º graus e depois baixamos para 13º graus e vamos manter de 10 a 15 dias fermentando.

    Conseguirmos uma coloração amarelo/laranja, com um bom aspecto.



    Iniciamos a recirculação e a cama filtrou muito bem o mosto.
      Desta vez estamos tentando filtrar o mosto usando uma rede de plástico com uma peneira bem fina, após o resfriamento, para conseguirmos extrair mais e aumentar a quantidade da produção.

           Conseguimos coar(parte verde na peneira) e evitar que o trub fosse enviado para a fermentação.

    Estamos otimistas com essa leva, desta vez não conseguimos extrair mosto acima da média, o rendimento foi de 19,5L mas estamos confiantes que a cerveja vai ficar bacana!