quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Pale Ale II


Após 4 levas, algumas experiências e um maior aprendizado decidimos repetir uma Pale Ale. Além das diferenças nos processos de mosturação e filtragem em relação a 1.a leva, utilizamos um fermento líquido da White Labs - WLP005 British Ale Yeast – e por fim acrescentamos uma pastilha de Whirfloc nos 15 minutos finais da fervura. O whirfloc deu um diferencial muito grande na translucidez do mosto, mas nos assustou um pouco quando estávamos terminando de passar o mosto da panela de fervura para o fermentador, tinha formado nuvens de proteína no fundo da panela. Demos uma pesquisada sobre o motivo da formação dessas nuvens e descobrimos que melhorando o processo de filtragem e também utilizando somente meia pastilha de Whirfloc estes problemas não devem se repetir. Tirando este contratempo a fabricação dessa leva foi tranqüila e inoculamos o fermento diretamente no mosto a 20°C.

Receita:

• 4,3 kg Malte Pale Ale (Belga)
• 0,5 kg Malte Munich
• 0,2 kg Malte Caramunich
• 8 grs Lúpulo Nugget (60 mins)
• 15 grs Lúpulo Saaz (10 mins)

Repetimos a brassagem utilizada na Blond Ale, só foi alterado a temperatura de uma etapa de sacarificação que ficou entre 65-66°C pois queríamos uma Pale Ale um pouco mais alcoólica desta vez.

Segue abaixo os dados do fermento utilizado:

WLP005 British Ale Yeast

Este fermento tem atenuação um pouco maior que o WLP002 (English Ale Yeast). Como muitas cepas Inglesas, este fermento produz cervejas maltadas. Excelente para todos os estilos de Ale Ingleses incluindo bitters, pale ale, porter e brown ale.

Atenuação: 67-74%
Floculação: Alta
Temperatura de fermentação recomendada: 65-70°F (18-21°C)
Tolerância ao álcool: Média
Fonte: White Labs

Nosso processo de produção vai sempre melhorando com o aprendizado e prática, portanto essa leva deve ficar muito superior a primeira. O fermento líquido deve ajudar bastante também.

Deixamos esta leva fermentando por 10 dias a 20°C.

Neste mesmo dia engarrafamos a Blond Ale que estava em dois galões, fizemos o primming com 5,5g/l de açúcar e transferimos a cerveja maturada para outro balde, aproveitamos e medimos a densidade final das duas, 1.021 para o fermento US-05 com atenuação de 68% (6,1% de alcool) e 1.030 para o S-33 com atenuação de 55% (5% de álcool). Todos reclamam que o S-33 atenua pouco mesmo. Depois queremos ver o resultado no copo!










5 comentários:

  1. Olá amigos,

    Acabei de encontrar o blog de vocês e devo fazer minha primeira leva neste domingo mas ainda tenho muitas dúvidas e necessidades, espero que possam me ajudar em algumas.

    1) Esse esquema de sifonamento pra retirada da cerveja do galão d'água, como vocês montaram? Vende pronto? Só achei num site da Inglaterra e o frete é absurdo pra cá.

    2) O fermento líquido é muito mais caro?

    É isso, parabéns pelas cervejas (a Dubbel me deixou com água na boca) e pelo blog!

    Obrigado!

    Renato

    ResponderExcluir
  2. Olá Renato,

    Espero que corra tudo bem na sua primeira leva, torcemos para que ela fique bem gostosa!
    Respondendo:
    1) Nos compramos em um site dos EUA () e trouxemnos na mala, mas este site náo despacha para o cá;
    2) O fermento compramos no mesmo site, não sai tão mais caro não, pois pagamos US$ 6,99, mas o resultado que obtivemos é bem interessante, pois ele consegue dar uma qualidade melhor para a cerveja, a diferença para o nosso caso foi grande e atualmente, quando conseguimos só usamos líquido.

    Boa sorte e quando tiver alguns exemplares mvamos marcar para tomar umas!

    Abraço
    PrideBeer.

    ResponderExcluir
  3. Renato, ops... o site em questão é: http://www.northernbrewer.com/

    ResponderExcluir
  4. olá, já fiz um primeiro lote de cerveja weiss, irei engarrafar amanhã!!
    só tenho umas dúvidas, espero q vc me ajude!

    como calcular a graduação alcoolica da cerveja a partir das densidades antes e depois?? pesquisei em vários lugares e naum achei nadaa!

    outra coisa, o priming de 5,5g/l, ficou bom de CO2 ou faltou um pouquinho?? estou pensando em fazer de 7g/l, mas tou com medo que fique muito doce.
    bom vamos ver o que que dá!
    flww

    ResponderExcluir
  5. Olá Sidney,

    Para calcular a graduação alcoólica, existem duas formas, mais utilizadas entre os cervejeiros caseiros.
    A primeira é coletar uma parte do mosto aproximadamente 250 ml em um densimetro e com o valor obtido no densimetro de massa específico usamos este valor no software? BeerSmith que efetua a conta e nos indica o teor alcoólico da cerveja.
    A segunda forma é comprar um refratometro, que consome menos cerveja para medir, mas o investimento inicial é mais alto.

    Abraços.
    PrideBeer

    ResponderExcluir