quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Degustação - Blond Ale

Verificamos a carbonatação e o sabor da Blond Ale, segue o resultado:


Sem palavras!!!

Pale Ale II


Após 4 levas, algumas experiências e um maior aprendizado decidimos repetir uma Pale Ale. Além das diferenças nos processos de mosturação e filtragem em relação a 1.a leva, utilizamos um fermento líquido da White Labs - WLP005 British Ale Yeast – e por fim acrescentamos uma pastilha de Whirfloc nos 15 minutos finais da fervura. O whirfloc deu um diferencial muito grande na translucidez do mosto, mas nos assustou um pouco quando estávamos terminando de passar o mosto da panela de fervura para o fermentador, tinha formado nuvens de proteína no fundo da panela. Demos uma pesquisada sobre o motivo da formação dessas nuvens e descobrimos que melhorando o processo de filtragem e também utilizando somente meia pastilha de Whirfloc estes problemas não devem se repetir. Tirando este contratempo a fabricação dessa leva foi tranqüila e inoculamos o fermento diretamente no mosto a 20°C.

Receita:

• 4,3 kg Malte Pale Ale (Belga)
• 0,5 kg Malte Munich
• 0,2 kg Malte Caramunich
• 8 grs Lúpulo Nugget (60 mins)
• 15 grs Lúpulo Saaz (10 mins)

Repetimos a brassagem utilizada na Blond Ale, só foi alterado a temperatura de uma etapa de sacarificação que ficou entre 65-66°C pois queríamos uma Pale Ale um pouco mais alcoólica desta vez.

Segue abaixo os dados do fermento utilizado:

WLP005 British Ale Yeast

Este fermento tem atenuação um pouco maior que o WLP002 (English Ale Yeast). Como muitas cepas Inglesas, este fermento produz cervejas maltadas. Excelente para todos os estilos de Ale Ingleses incluindo bitters, pale ale, porter e brown ale.

Atenuação: 67-74%
Floculação: Alta
Temperatura de fermentação recomendada: 65-70°F (18-21°C)
Tolerância ao álcool: Média
Fonte: White Labs

Nosso processo de produção vai sempre melhorando com o aprendizado e prática, portanto essa leva deve ficar muito superior a primeira. O fermento líquido deve ajudar bastante também.

Deixamos esta leva fermentando por 10 dias a 20°C.

Neste mesmo dia engarrafamos a Blond Ale que estava em dois galões, fizemos o primming com 5,5g/l de açúcar e transferimos a cerveja maturada para outro balde, aproveitamos e medimos a densidade final das duas, 1.021 para o fermento US-05 com atenuação de 68% (6,1% de alcool) e 1.030 para o S-33 com atenuação de 55% (5% de álcool). Todos reclamam que o S-33 atenua pouco mesmo. Depois queremos ver o resultado no copo!










terça-feira, 10 de novembro de 2009

Fermentos White Labs

Encomendamos com nossa amiga Daniela, que viajou aos EUA alguns fermentos líquidos da White Labs e um sifão invocado. O negócio tá ficando mais profissional!

Nosso agradecimento especial a ela por trazer essa encomenda especial.

Pedimos os seguintes fermentos: WLP005 British Ale Yeast, WLP800 Pilsner Lager Yeast, WLP400 Belgian Wit Ale Yeast, WLP500 Trappist Ale Yeast e WLP570 Belgian Golden Ale Yeast.

Vamos começar a utilizá-los na próxima leva, uma Pale Ale:

Segue abaixo a foto dos frascos de fermento: